segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um Laptop por criança ... onde? quando? como?


Inclusão digital é uma expressão em voga, e em torno dessa idéia são compostos programas e projetos pra aproximar populações de baixa renda da tecnologia. Embora muitas vezes se tenha a impressão que os ativistas pela inclusão digital pensam que os computadores vão melhorar a vida das pessoas quando o mais correto seria dizer que podem fazê-lo, os projetos quase sempre causam impacto positivo em outras esferas nas comunidades onde são implantados.

Uma das maiores iniciativas desse tipo é o One Laptop per Child (ou OLPC), dirigido por Nicholas Negroponte do MIT, que tem por objetivo produzir computadores baratos para serem usados como ferramentas de ensino nos países em desenvolvimento. O laptop base do OLPC, chamado de XO-1, é o mais próximo de um computador popular viável. Com o objetivo de custar cerca de US$ 100 (por enquanto o preço está em US$ 176) ele possui uma configuração modesta mas foi projetado de maneira extremamente funcional.

O XO-1

A idéia é fazer uma máquina compacta, sem grandes peças de hardware, o que também deve favorecer a economia de energia - drives de CD/DVD, impressoras e outros periféricos podem ser conectados via USB. Ao invés de um HD temos uma memória flash de 1GB , com possibilidade de expansão da memória através de periféricos na USB ou cartões SD. O processador é um AMD 433 MHz que devido ao baixo poder de processamento não possui cooler, o XO-1 também conta com 256 SDRAM.

O display é um LCD de baixo custo que, entre outras funções, pode ser colocado em modo monocromático tornando-a legível mesmo sob a luz do sol – o que é ideal para aulas ao ar livre. O sistema operacional é baseado em Linux e foi desenvolvido pela Red Hat, ocupa cerca de 130MB contra os 1,5GB do Windows XP. Seus programas incluem um navegador baseado no Firefox, uma ferramenta de texto (capaz de trabalhar até em formatos da Microsoft!), um leitor de PDF, um mídia player, uma ferramenta de criação de música, programas e desenho e alguns joguinhos. O XO-1 ainda se comunica com outros via wireless, mesma maneira pela qual acessa a internet, e também possui uma câmera integrada.

O teclado é emborrachado, o console é resistente a quedas e – o mais fantástico – pode ser recarregado usando uma bobina própria, desenvolvida para sua aplicação em comunidades onde ainda não existe eletricidade. Ou seja, em termos de funcionalidade a OLPC cumpriu a meta já que o XO-1 parece bastante confiável em termos de desempenho e durabilidade, um passo gigantesco na inclusão digital, especialmente porque leva em conta as condições climáticas e de infra-estrutura de cada lugar do mundo.

Bom, conseguiram fazer um excelente laptop(pelo menos para seus fins), utilizando apenas software-livre, a um preço baixíssimo, estão divulgando com tudo, mesmo indo contra os interesses da indústria de tecnologia... e vários países estão aderindo ao projeto!

Aqui no Brasil, fiquei animado com a história quando ela surgiu por aqui(6 anos atrás ¬¬) e até hoje nada ...

Bom, enquanto o laptop que parece com o Shrek não chega e as crianças choram, se desesperam e imploram (ok isso é um exagero), apresentamos uns modelos desktop substitutos:


Pois é, vossas excelências, ... O Ministério da Saúde adverte: Trabalhar faz bem à saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário